segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Quem ouve Bem vive Melhor

Para pessoas com ou sem perda auditiva que pretendem saber mais sobre a audição, o modo como funciona o ouvido, a perda auditiva e os meios disponíveis para a atenuar. De leitura fácil, com capítulos curtos e concisos. À venda em Portugal.

QUEM OUVE BEM VIVE MELHOR
Autor: Pedro Luiz Mangabeira Albernaz


Descrição:
Ao longo das páginas deste livro, o médico Pedro Luiz Mangabeira Albernaz discorre sobre diversos temas ligados à audição, como o conceito de som, o funcionamento do ouvido e as formas de identificar problemas de audição.
Com linguagem perfeitamente clara e compreensível, o autor pretende orientar os prejudicados pela surdez nos mais distintos graus e seus familiares, bem como ensinar aos que ouvem bem a preservar esse fabuloso sentido.

"A audição é um dos sentidos mais vitais do homem. Por meio dela entramos em contacto com o ambiente e com outras pessoas. Pela identificação de sons é possível perceber a distância da fonte sonora, o que garante segurança física e participação vital. (…)"

«(…) De todas as privações sensoriais, a perda auditiva é a que produz efeito mais devastador no processo de comunicação. É uma das condições mais incapacitantes, pois limita a acção de seu portador ou o impede de desempenhar seu papel na sociedade de maneira plena. Além disso, acarreta sérias implicações Psico sociais para sua qualidade de vida e a daqueles que convivem com ele no dia-a-dia.

A audição é uma fonte contínua de informações sobre coisas e acontecimentos do meio ambiente, constituindo assim o principal modo pelo qual a linguagem falada é adquirida. (…) »

Índice:
Prefácio
Introdução
1.Som
2.Os níveis de audição e a leitura de fala
3.Como funcionam os ouvidos
4.Como investigar a audição
5.A surdez de transmissão
6.A surdez neurossensorial
7.A surdez na infância
8.Zumbidos
9.Aparelhos de surdez
10.Aparelhos de surdez por via óssea
11.Aparelhos de surdez implantáveis
12.Implantes cocleares

Sem comentários:

Enviar um comentário