sexta-feira, 11 de novembro de 2011

"A que Sabe a Lua?"


Texto e ilustrações: MICHAEL GREJNIEC
Tradução: ALEXANDRE HONRADO
Cartonado. 19,5x29 cm.
36 Páginas a cores
Preço: 14 €

PLANO NACIONAL DE LEITURA (LER +)
1º Ano de Escolaridade
Leitura autónoma e Leitura com apoio do professor ou dos pais

Há já muito tempo que os animais desejavam averiguar a que sabia a Lua.
Seria doce ou salgada?
Só queriam provar um pedacito.
À noite, olhavam ansiosos para o céu.
Esticavam-se e estendiam os pescoços, as pernas e os braços, tentando alcançá-la...

Quem não sonhou alguma vez em dar uma trincadela na Lua? Foi precisamente este, o desejo dos animais desta história. Só queriam provar um pedacinho mas, por mais que se esticassem, não eram capazes de lhe tocar. Então, a tartaruga teve uma ideia genial: “Talvez entre todos consigamos alcançá-la”.
Esta é uma história de desejos que parecem – à primeira vista – inalcançáveis, como a Lua, mas que se conseguem concretizar graças à cooperação e à ajuda mútua entre os mais diversos animais: desde a tartaruga que, segundo a mitologia, sustentaria o mundo, ao elefante, à girafa, à zebra, ao leão... Até ao mais pequeno de todos eles que, por fim...
E assim, a meio caminho entre a fábula e a lenda, esta narrativa oferece ao leitor uma poética moral que fala de generosidade, solidariedade e de sonhos partilhados; com uma ponta de humor proporcionada por uma Lua sorridente, brincalhona e um pouco saltarica.
“A que sabe a Lua?”, Escrito e ilustrado pelo polaco Michael Grejniec, é um livro especialmente recomendado para os primeiros leitores. Baseia a sua estrutura nas repetições e na acumulação de personagens, um recurso muito frequente na literatura tradicional. Esta obra convida a ser contada, logrando uma grande interação entre o leitor e o receptor.
Do ponto de vista estético, as ilustrações destacam-se pelo seu estilo simples e terno, para o qual contribui o suporte sobre o qual estão realizadas, o papel couché. A distribuição das imagens e o texto, dobre fundo branco, proporcionam um grande equilíbrio que potencia o efeito artístico do livro.

■ Temática: álbum ilustrado, clássico contemporâneo da literatura infantil
■ Idade recomendada: partir dos 5 anos
■ Aspectos a destacar: estrutura acumulativa
■ Conteúdos: para refletir sobre valores Como a solidariedade, a força da união, animais, sabores, distâncias



Sem comentários:

Enviar um comentário