terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Alimentos de A a Z

A de abóbora
A abóbora é um alimento extremamente versátil, podendo ser consumida de várias formas, como em sopas, saladas, puré, cozidos, refogados, bolos, pães, pudins e doces. As suas sementes torradas podem ser consumidas como aperitivo: para além de serem óptimas, são também muito ricas em nutrientes, especialmente em ferro. Em geral, as abóboras têm pouco sabor; contêm muita água e têm de ser bem condimentadas.

B de banana
A banana nunca amadurece na árvore, pois acabaria por se tornar farinhenta e rebentaria. Assim, apanham-se da árvore e transportam-se ainda verdes (no armazém amadurecem rapidamente), e então o amido converte-se em açúcar.

C de cenoura
Pode-se comer a cenoura crua ou refogada com outras verduras. O nosso corpo aproveita melhor o caroteno da cenoura cozida, sobretudo se for acompanhado com um pouco de gordura, que se junta automaticamente aos legumes ou ao tempero. O caroteno melhora a visão e potencia a eficácia dos protectores solares da pele.

D de doce
É muito mais agradável do que os sabores ácidos, salgados e amargos. Segundo os estudiosos, a preferência das pessoas pelo doce protege-as da fruta verde ou tóxica. Actualmente, esta tendência leva-nos a abusar dele. Em forma de guloseima, deixou de ser um artigo de luxo para se converter num produto barato.

Doces saudáveis?

Tirando o mel, a base dos alimentos doces são os produtos vegetais. A fruta e os sumos conservam-se concentrando-se ou misturando-se com açúcar, geralmente através do calor. Daí os xaropes e as geleias não conterem mais vitaminas, mas sim muitas substâncias minerais. Quanto mais substâncias minerais contiverem, mais saudáveis são. Os dentes são a excepção, pois são prejudicados por todo o tipo de doce.

Para além das substâncias minerais, o mel contém muitas outras substâncias benéficas que actuam inclusivamente contra as bactérias; o mel ajuda a curar as feridas e alivia as dores de garganta. No entanto, estas substâncias destroem-se acima dos 40ºC, pelo que não é recomendável aquecer o mel. Os bebés não devem comer mel, pois o seu sistema digestivo ainda não o tolera.

E de espinafres
Há muitas histórias relacionadas com os espinafres e as crianças. Fortalecem realmente tanto como ao Popeye? E todas as crianças odeiam mesmo os espinafres? Na realidade, os espinafres são uma verdura de folha absolutamente normal, sendo composta por muitas plantinhas independentes. Comparados com outras verduras, os espinafres contêm muito ferro, mas também muitas vitaminas. Os de Verão são tão tenros que se podem comer crus em salada. Os de Outono e Inverno são mais duros, mas fáceis de cozer.

Espinafres contra a anemia?

No passado, obrigava-se as crianças adoentadas a comer grandes quantidades de espinafres por serem ricos em ferro, tão importante para os glóbulos vermelhos. Infelizmente, era um erro. No entanto, os espinafres são a verdura mais rica em ferro, apenas superados pelas pontas das urtigas. Ora bem, o que acontece é que o nosso corpo não está capacitado para assimilar bem o ferro das plantas e a carne é mais adequada para ser administrada.

Dentes irritados?

Quando se comem espinafres, sente-se nos dentes uma sensação áspera, devido ao oxalato, que absorve e fixa o cálcio da superfície dos dentes. Este efeito contrasta com o de um copo de leite, que faz com que os dentes reabsorvam o cálcio, o resto do oxalato se fixe e a sensação desapareça. No creme de espinafres, a nata elimina parcialmente o oxalato.

F de fruta
A fruta é "energia rápida"

Toda a fruta contém glucose e frutose, que, após serem rapidamente digeridas, passam para o sangue para estarem à disposição de todo o corpo. Ao mesmo tempo, as suas vitaminas e os seus princípios bioactivos activam as nossas células.

Fruta e produtos lácteos

O abacaxi, a papaia e o kiwi contêm enzimas que separam as proteínas e alteram a albumina láctea, tornando-a amarga. Nada disto acontece com a fruta cozida, por exemplo, com o abacaxi em lata. Por isso, o abacaxi, a papaia e o kiwi devem ser acrescentados ao muesli só em último caso. A fruta com muito ácido, como os citrinos e o kiwi, coalham a albumina do leite, mas se se utilizar iogurte ou natas, nada disso acontece.

Porque é que a fruta fica escura?

Quando se cortam bananas, maçãs, peras, pêssegos, nectarinas, alperces, cerejas ou ameixas e se deixam um pouco ao ar, a superfície do corte escurece. Isto acontece porque as enzimas das células destruídas entram em contacto com o oxigénio do ar. Então, activam-se e actuam noutros tecidos, e a parte afectada adquire uma cor escura. Não acontece o mesmo com frutos como o kiwi ou a laranja, pois os seus ácidos bloqueiam as enzimas. O sumo de limão impede que a fruta escurece.

G de gorduras
É um alimento, como a manteiga e o óleo, e um dos três elementos fundamentais da alimentação. Sem gordura não se consegue viver, mas o excesso da mesma torna-se prejudicial a longo prazo, sobretudo porque se deposita nas paredes dos vasos sanguíneos e pode provocar um enfarte. Portanto, é muito importante não comer gorduras em excesso. De qualquer modo, deve ingerir-se a menor quantidade possível de gordura oculta e mais gordura boa, como o óleo prensado a frio e a margarina.

De importância vital

Por si só, o nosso corpo não é capaz de produzir certos ácidos gordos: os não-saturados. E há algumas vitaminas contidas nas gorduras, as lipossolúveis, de que necessitamos imperiosamente: vitaminas E, A e D. Portanto, sem gordura ou lípidos, não poderíamos viver.

I de iogurte
Os iogurtes de fruta e os de baixo teor calórico podem conter muitos aditivos, desde os aromatizantes aos estabilizantes, passando pelos corantes. É melhor comer iogurtes com poucos aditivos ou naturais.

Pro biótico

O iogurte é um alimento pro biótico porque lhe são atribuídos benefícios para a saúde, para o sistema intestinal e imunológico, antimutagénico e anti cancerígeno. As responsáveis por tais maravilhas são as bactérias em número elevado.

L de leite
É difícil beber leite sem que se forme uma espécie de bigode no lábio superior. O leite é o primeiro alimento que bebemos logo que nascemos. E continua a ser muito importante ao longo de toda a nossa vida. Contribui para que os nossos ossos disponham de cálcio suficiente. O que acumulamos até concluir o nosso ciclo escolar são as reservas para o resto da nossa vida.

Um menino na idade escolar necessita, no mínimo, de 1/2 l de leite por dia. Se não bebermos leite suficiente, os nossos ossos não serão fortes na idade adulta: falamos da osteoporose. As crianças com falta de cálcio têm os ossos curvados (raquitismo). Quem não tolera o leite, deve recorrer ao iogurte ou ao queijo.

M de maçã
Antes de se comer uma maçã:

- Primeiro, lava-se (se possível com água quente);

- Depois, esfrega-se bem, pois diversos estudos demonstraram que assim se eliminam substâncias tóxicas que, como o chumbo, chegam à maçã através do ar;

- Finalmente, dá-se uma dentada. É melhor não se descascar, pois na pele (e imediatamente por baixo) está o melhor, ou seja, a vitamina C e os anticorpos, que primeiro protegem e robustecem a maçã e depois o homem.

A maçã e a medicina

- Com uma maçã evitarás a visita ao médico: a maçã contém tantas substâncias saudáveis que se aconselha a comer-se uma por dia.

- A maçã ralada é boa para a diarreia: a sua pectina absorve o líquido e os germes do intestino. Para isso, apenas serve a maçã crua. Não importa se fica escura; o que interessa é que esteja bem ralada.

- Pelo contrário, a compota de maçã é boa para a prisão de ventre.

O de ovo
Como é natural, as galinhas não são as únicas que põem ovos. Os de codorniz são do tamanho de nozes, mas são muito ricos. Os de avestruz, de ganso ou de pato vendem-se como decoração, sobretudo na Páscoa.

O significado da cor

Os ovos são acastanhados, brancos ou ligeiramente esverdeados, de acordo com o tipo de galinha. A cor não tem nada a ver com o sabor do ovo, que depende da alimentação que a galinha recebeu. Deste modo, a gema terá uma bonita cor alaranjada se a galinha for alimentada com muita cenoura. O ovo saberá a peixe se a galinha for alimentada com farinha de peixe.

Salmonelas

São bactérias que aparecem co frequência nos ovos. Desenvolvem-se de forma explosiva com o calor, e podem dar origem a doenças intestinais contagiosas. As salmonelas desaparecem durante a cozedura. No entanto, se um ovo estiver mole por dentro, pode conter germes. Daí a necessidade de consumir ovos frescos e de os conservar no frigorífico.

P de Pão
Há centenas de variedades de pão. Os ingredientes fundamentais são sempre os mesmos: cereais, sal e água. E levedura. A diferença está nos restantes ingredientes, na maneira de serem elaborados e nos mais de 100 aditivos que o pão pode conter.

O pão é o alimento por excelência. Está provado que no passado o pão era cozido em formas e oferecido aos demónios e aos espíritos (para trazerem saúde e felicidade). Esta é a origem das roscas, dos bolos entrançados, dos bolos de Natal ou de outros tipos de pão.

Q de queijo
Cada país tem diferentes tipos de queijo. A maior parte dos queijos é de vaca, embora cada vez mais queijos estejam a ser feitos com leite de ovelha e de cabra.

Como se formam os "olhos" do queijo?

Na elaboração do queijo intervêm bactérias do ácido láctico e outros microrganismos. Produzem gases que fazem com que no queijo se formem "olhos" ou buracos de diferentes tamanhos.

S de sal
O sal é fundamental para o nosso organismo. Sem ele, não podemos viver. Daí ter tido sempre muito valor e merecer muita consideração. Ao entrar numa casa nova, oferece-se pão e sal. O supersticioso teme uma desgraça quando o saleiro cai; a situação inverte-se lançando uns grãos de sal por cima do ombro esquerdo. O salgado é uma das quatro sensações do sabor que a nossa língua consegue perceber. Sem sal, os pratos são simplesmente insípidos.

Origem do sal

Todo o sal é procedente do mar. No entanto, hoje em dia, um terço é obtido através da evaporação da água do mar; para isso, desvia-se a água para reservatórios planos (as salinas), onde se evapora, e o sal marinho deposita-se em forma de cristais.

O sal mistura-se com especiarias, aumentando deste modo a sua "capacidade para temperar". Há sal de aipo, de ervas aromáticas, de alho, de cebola e fumado.

O sal como conservante

O sal sempre foi utilizado na conservação dos produtos alimentares; é assim que, por exemplo, se conservam as sardinhas ou as alcaparras. As ervas aromáticas eram guardadas em frascos formando camadas com o sal e assim se mantinham frescas durante o Inverno. Também se utiliza sal para salgar a carne.

T de tomate
Os astecas davam o nome de "tomatl" a este fruto inicialmente amarelado e que mais tarde se tornava vermelho. Chegou à Europa na mesma altura da batata e, tal como esta, no início foi apenas visto como uma planta decorativa. Pensava-se, inclusive, que os seus frutos eram tóxicos.

Os italianos chamam-lhe "pomodoro" (maçã de ouro) e em França é conhecido pelo nome de "pomme d'amour" (maçã do amor), pois atribuíam-lhe poderes mágicos nos assuntos do coração. Pela Igreja, foi por vezes considerada uma planta de Satanás, provavelmente devido à sua cor vermelha.

V de verduras
O que têm em comum os diferentes tipos de verduras? Tirando os espargose o ruibarbo, todas as hortaliças são anuais, o que significa que todos os anos têm de ser novamente semeadas ou plantadas. Consoante as plantas, aproveitam-se diversas partes: as raízes, as folhas, o caule ou os frutos. Por este motivo, classificam-se em termos gerais em verduras de fruto, de repolho, de folha, de caule, de raiz ou de bolbo.

Crua ou cozida?

Ambas têm as suas vantagens: há vitaminas que se destroem durante o processo de cozedura, enquanto outras se aproveitam melhor precisamente através do mesmo. Em geral, as fibras estão nas verduras cruas. Mas também há substâncias que dificultam a nossa digestão. Por isso, não se devem comer legumes crus. A beringela e a abóbora cruas não são agradáveis. O melhor é alternar.

Lavar e descascar ou limpar?

Tratando-se de verduras, a tarefa de lavar é tão importante como no caso da fruta. Depois, esfregam-se as verduras de pele lisa, como o tomate, o pepino e o pimento. E como não se come tudo, a verdura também deve ser limpa eliminando os caules e as partes murchas ou estragadas. É obrigatório descascar, por exemplo, a cebola, a beterraba ou a abóbora. Descascar ou não a cenoura, o pepino, a curgete e o nabo dependem da dureza da casca. Tentar descascar o mais finamente possível, pois as substâncias mais importantes estão na casca e imediatamente abaixo dela. Na couve devem eliminar-se as folhas exteriores rijas, os nervos centrais e o tronco - contêm muito nitrato.

Sem comentários:

Enviar um comentário