segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Quem foi S. Valentim ?


Várias lendas, poucas certezas.
São Valentim, o padroeiro dos namorados.

Existem inúmeras teorias sobre a origem de São Valentim e sobre como este mártir romano se tornou o patrono dos apaixonados. Estas teorias tiveram por base inúmeras lendas que, por certo, se basearam em factos perdidos no tempo. O facto é que, ao longo da história da Igreja Católica, existiram pelo menos três santos que davam pelo nome de Valentim ou Valentinus, todos mártires, o que dificulta ainda mais as tentativas de apurar a verdade.

De entre as várias lendas, salientam-se duas:

A primeira, mais simplista, apresenta São Valentim como um simples mártir que se recusou a abdicar da fé cristã que professava, em meados do séc. III d.C.;

A segunda, mais elaborada, defende que, no séc III d.C., o Imperador Romano Claudius II teria decretado a nulidade e proibido os casamentos, com o intuito de angariar mais soldados para as suas frentes de batalha. Valentim, um sacerdote da época, teria violado o injusto decreto imperial, realizando casamentos em segredo. Assim, Valentim teria sido preso, torturado e condenado à morte por violar a lei.

Na prisão, ele teria recebido muitas mensagens de encorajamento e flores das pessoas que acreditavam no amor e que lhe eram atiradas pela janela de sua cela.
Júlia, a filha do seu carcereiro, cega de nascença, visitava-o com frequência durante o seu cativeiro, levando-lhe comida. Conversavam muito e Valentim descrevia-lhe o mundo e falava-lhe de Deus.

Valentim sensibilizou-se com o seu problema e todos os dias implorava a Deus que a fizesse recuperar a visão. Um dia, durante uma de suas visitas, uma luz iluminou a cela e Júlia começou a chorar porque um milagre acabara de acontecer. Finalmente ela conseguia ver! Perante o milagre, toda a sua família se converteu ao cristianismo.

Informado do milagre e vendo que Valentim não renunciara ao seu Deus, o imperador Claudius II condena-o à morte.

Na véspera de sua morte, ele escreve uma última carta à Júlia pedindo-lhe que não se afaste de Deus e assina "do seu Valentim".

Ambas teorias apresentam pontos em comum:
- São Valentim fora um sacerdote cristão
- O sacerdote teria sido um mártir;
- O santo teria sido morto a 14 de Fevereiro de 269 d.C.

São Valentim, além de proteger os namorados, é patrono dos Apicultores, e também é invocado contra a Peste.

Sem comentários:

Enviar um comentário