segunda-feira, 10 de maio de 2010

"A bruxa arreganhadentes"

A bruxa arreganhadentes
Tina Meroto & Maurizio A. C. Quarello
12,90€
48 págs. | cartonado | 25x23 cm |
fevereiro 2010 - REEDIÇÃO

Três irmãos, desatendendo às advertências da mãe, embrenham-se no bosque escuro e misterioso, onde tudo pode acontecer. O mais pequeno, temeroso e consciente do perigo, procura avisar os dois mais velhos, mas tem de tomar uma decisão e acaba por acompanha-los. Como não sabiam o caminho de volta, decidiram entrar na casa da bruxa, onde cheirava a comida...

Os contos e lendas acerca de bruxas constituem um repertório vivo e abundante, praticamente universal. É frequente as crianças personificarem os seus medos em personagens malvadas com aparência humana. Para ganhar confiança e superar os medos, nada como escutar contos onde os protagonistas triunfam sobre esses seres aterradores, criados na imaginação.

A personagem da bruxa devoradora de crianças que vive numa casinha no meio do bosque aparece na tradição oral comum a muitos povos (Turquia, Rússia, Europa...) e conta com antigos antecedentes literários. A Bruxa arreganhadentes tem um carácter híbrido, com elementos narrativos recolhidos de diversas culturas.

Nesta ousada aventura, o mais pequeno é o único capaz de ver com clareza (reconhecer a casa da bruxa, desconfiar da aparente afabilidade da desconhecida...), sem se deixar levar pelos impulsos e pela satisfação dos desejos.

Se no princípio do relato, os mais velhos troçavam do irmão por o considerarem medroso e pequeno, no desenlace transmite-se a ideia de que, ainda que alguém seja considerado insignificante, também será capaz de superar as dificuldades; finalmente será o mais pequeno que, com astúcia e inteligência, toma iniciativas e enfrenta a grave situação.

A Bruxa arreganhadentes conta com excepcionais ilustrações feitas pelo italiano Maurizio A. C. Quarello. Quarello apresenta imagens fortes que recriam uma atmosfera em contrastes claro-escuros que proporcionam ao livro um ambiente carregado de suspense. Para complementar, o ilustrador oferece uma segunda leitura, com pormenores cheios de humor que convidam à observação uma e outra vez, para descobrir em cada leitura ideias novas e surpreendentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário