quinta-feira, 11 de agosto de 2011

"A Menina que Não Sabia as Cores"


A Menina que Não Sabia as Cores
de Isabel Rainha
Edição/reimpressão: 2006
Páginas: 30
Editor: Vega
Coleção: Os Grandes Pequeninos


Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o 1º ano de escolaridade destinado a leitura autónoma e/ou leitura com apoio do professor ou dos pais.

A Menina Que Não Sabia as Cores é uma história mágica que dá a conhecer o universo dos cegos, a sua capacidade de compreensão e a autonomia possível devido a um extraordinário desenvolvimento dos outros sentidos. Neste livro, o conceito de cor é abordado através dos seus efeitos psicológicos e fisiológicos e é estabelecida uma comparação muito curiosa, com base científica, entre várias cores e os sons de outros tantos instrumentos musicais, em torno das respectivas frequências. É ainda uma história de afectos: a relação atenta e pedagógica de uns pais que se preocupam em encontrar respostas para as questões colocadas pela filha invisual, preparando-a para a auto-suficiência.

Isabel Rainha licenciou-se em Ciências Biológicas pela Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra, tendo exercido a sua actividade profissional como professora do Ensino Secundário. Publicou dois livros de poesia, O Cerco da Quimera (1997), Canto em Tom Maior (2001) e o romance Entre Mondego e Cubango (2005). Dedica-se também à literatura para a infância e juventude.

Sem comentários:

Enviar um comentário