quarta-feira, 13 de maio de 2009

"As Preocupações do Billy"

Este conto “As preocupações do Billy”em formato de álbum, escrito e ilustrado pelo inglês Anthony Browne, é protagonizado por Billy, uma personagem infantil, e desenvolve-se em torno de um nó problemático singular, como sugere o seu título.

Resumo da História:

Era uma vez o Billy que se preocupava com tudo.


Preocupava-se com sapatos, com chapéus, com pássaros grandes, com nuvens, com chuva.


E depois ele foi dormir uma noite à avó e depois preocupou-se e foi chamar a avó.


A avó disse que quando era pequenina como ele, também se preocupava. E deu-lhe uns bonequinhos das preocupações. Depois já não tinha preocupações porque meteu todas as preocupações nos bonecos.


Os bonecos são muitos e ele contava uma preocupação cada noite a cada boneco e punha-os debaixo das almofadas.


Mais tarde voltou a ter preocupações porque voltou a pensar que os bonecos tinham muitas preocupações.


O billy resolveu fazer muitos bonecos das preocupações para os seus bonecos das preocupações e depois passou a dormir muito bem.




Opinião


É comum as crianças passarem por uma fase em que têm medos. Medos que são sempre difíceis de identificar pelos adultos, mas aterram os mais pequenos de tal forma que os impedem de dormir.


O escuro é uma das causas mais frequentes. Outros serão sonhos, por vezes mais agitados, que teimam em se repetir.


As preocupações do Billy é um livro muito simples e delicado, que aborda um assunto sensível para as crianças, sem as pôr em cheque nem lhes oferecer uma fórmula em que não acreditam.
As ilustrações são essenciais para desvendarmos a verdadeira dimensão do problema, porque é através delas que situamos as preocupações do Billy no momento de dormir, já que a imagem da cama se repete invariavelmente como cenário para o aparecimento dos medos.
A qualidade desta obra reside no equilíbrio com que o tema é tratado e que o diálogo proporciona, de tal maneira que se torna quase invisível.


(A macaquinha adora dar nomes aos bonecos das preocupações)

Sem comentários:

Enviar um comentário