ABC das Flores e dos Frutos
em rima infantil
de Rosa Lobato de Faria
Edição/reimpressão: 2002
Páginas: 50
Editor: Edições Asa
Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o 1º ano de escolaridade destinado a leitura orientada na sala de aula. Grau de Dificuldade III.
Dando continuidade à colecção iniciada no ano passado com a publicação de um primeiro título sobre animais, Edições ASA lança agora este ABC das Flores e dos Frutos em Rima Infantil, que proporciona à criança não só um divertido instrumento de leitura - autónoma ou partilhada - mas também um eficaz meio de alargamento vocabular.
O texto é de Rosa Lobato de Faria, autora consagrada do panorama editorial português e de quem a ASA, no domínio infanto-juvenil, publicou já dois outros títulos para além dos incluídos nesta colecção: As Quatro Portas do Céu (2000) e História de Muitas Cores (2001) As ilustrações são da autoria de Chico, pseudónimo de Francisco Cunha, um jovem desenhador que agora se estreia na ilustração de livros para crianças.
A ideia-base da colecção é muito simples: em função do tema de cada livro, a autora escolhe uma palavra para cada letra do alfabeto e cria, a propósito dessa palavra, um texto rimado, com a musicalidade e imaginação que lhe são conhecidas. O ilustrador, por seu turno, traduz em cor e graciosidade aquele texto. O resultado: um encantador livro ilustrado, que a criança se divertirá a ler e reler.
Rosa Lobato de Faria
Rosa Lobato de Faria nasceu em Lisboa em abril de 1932, tendo falecido a 2 de fevereiro de 2010, aos 77 anos.
Poetisa e romancista, o essencial da sua poesia está reunido no volume Poemas Escolhidos e Dispersos, de 1997. O seu primeiro romance, O Pranto de Lúcifer, veio a público em 1995. Seguiram-se-lhe Os Pássaros de Seda (1996), Os Três Casamentos de Camilla S. (1997), Romance de Cordélia (1998), O Prenúncio das Águas (1999), A Trança de Inês (2001), O Sétimo Véu (2003), Os Linhos da Avó (2004), A Flor do Sal (2005), A Alma Trocada (2007), A Estrela de Gonçalo Enes (2007) e As Esquinas do Tempo (2008).
Foi também autora de diversos livros infantis. Está traduzida em Espanha, França e Alemanha e representada em várias coletâneas de contos, em Portugal e no estrangeiro.
Foi também conhecida do grande público como atriz de televisão e cinema.
Em 2000, obteve o Prémio Máxima de Literatura.
Sem comentários:
Enviar um comentário