sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Como disciplinar crianças com um comportamento desafiador

Uma das tarefas mais difíceis que se enfrenta como pai é disciplinar os filhos, especialmente quando eles apresentam um comportamento particularmente desafiador. E quando seus filhos estão na pior fase, seu humor fica curto. Mas a boa notícia é que quando se tem estratégias eficazes de disciplina, você pode transformar comportamentos negativos em situações positivas de aprendizagem. Aqui estão algumas coisas que você pode tentar para ajudar seus filhos a se tornarem bem comportados:

* Escolha um método de disciplina que você e seu cônjuge usarão e estabeleça algumas regras básicas. Certifique-se de compartilhar essas informações com toda a família, assim todos saberão as conseqüências de se quebrar as regras.

* Seja coerente na resposta ao mau comportamento, assim seu filho saberá o que esperar a cada vez. Quando você tem um plano de disciplina com antecedência, isso ajudará também a manter seu controle e tratar as coisas de um modo calmo.

* Lembre-se que cada filho responde a abordagens de modos diferentes, por isso não é necessário usar as mesmas estratégias com todos. Seja flexível na adaptação ao que funcionar melhor para cada personalidade.

* Mantenha uma rotina em casa, assim as expectativas de seus filhos, particularmente os mais jovens, serão claras e bem compreendidas.

* Certifique-se que suas regras e restrições sejam apropriadas para as idades, habilidades e desenvolvimento de seus filhos.

* Não tenha medo de estabelecer limites, mesmo que eles chateiem seus filhos. Parte de seu trabalho como pai ou mãe é manter os filhos seguros e ensiná-los a fazer escolhas inteligentes. Lembre-se de que você não tem que ganhar o concurso de popularidade com eles, mas precisa cuidar deles dando o melhor de sua capacidade.

* Repreenda seus filhos quando eles não estiverem se comportando, mas tenha cuidado para não se tornar repetitivo. Dê-lhes duas tentativas e na terceira, aplique a conseqüência.

* Quando seus filhos tiverem chiliques ou birras, ignore-os tanto quanto puder desde que eles não estejam em perigo. Se ceder às exigências deles neste momento, você apenas reforçará o comportamento negativo.

* Sempre mantenha seu comportamento sob controle. Mesmo que esteja frustrado, não demonstre isso. Quando você grita com seu filho e parece estar fora de controle, você perde sua autoridade e lhes dá a razão de que procuram.

* Lembre-se que as crianças pensam no presente, então quando puni-los por mau comportamento, faça isso na hora, assim eles podem ver a conseqüência imediatamente. Não adie, ou a punição não terá qualquer efeito.

Para crianças mais velhas que não seguem regras, tente tirar privilégios como assistir TV ou sair com amigos. Você pode deixá-los ganhar estas coisas de volta ao demonstrarem um comportamento positivo.( Por: Fatima Calado)

daqui

1 comentário:

  1. Nem sempre é fácil seguir as regras mas, vale a pena tentar! Bjs

    ResponderEliminar