terça-feira, 1 de novembro de 2011

Perturbação de Oposição e Desafio



As crianças com Perturbação de Oposição e Desafio (POD) são descritas como estando sempre a esticar a corda, a testar limites, provocando e testando os limites de quem pode exercer autoridade. Claro que em certas alturas de transição, como aos dois, três anos, ou no inicio da adolescência, o exercício da independência e o testar de novas capacidades, tornam as crianças rebeldes, mas dentro dos limites do que sabemos adequado para o seu estádio de desenvolvimento. As crianças com POD não são assim. As dificuldades são mais intensas, generalizadas e duradouras.

Mais uma vez não existem provas laboratoriais, radiografias ou quaisquer métodos tecnológicos para diagnosticar uma POD. Como é regra nas perturbações do desenvolvimento, o diagnóstico é feito através de entrevistas à criança, familiares, professores, para que se possa realizar uma análise de comportamentos, entre os quais se incluem:

. Birras frequentes;
. Discussões constantes argumentando com os adultos;
. Pôr as regras sempre em questão, (mas porquê?!);
. Recusa em cumprir as ordens ou regras ( «Não porque Sim»);
. Tentativas deliberadas para fazer zangar ou perturbar;
. Culpar constantemente os outros pelos seus próprios erros;
. Extrema susceptibilidade às acções dos outros amuando com facilidade;
. Raiva e ressentimentos frequentes;
. Linguagem deliberadamente má e agressiva quando zangados;
. Atitude maldosa e vingativa.

Estas atitudes terão de ser frequentes e observáveis em diversos contextos, e claramente mais duradouras, intensas ou graves do que seria de esperar em crianças da mesma idade. Claro que existe um «espectro» para a teimosia, todas as crianças são por vezes «difíceis», sobretudo quando cansadas, com fome ou com sono, mas na POD é algo constitucional, faz parte da «maneira de ser». O comportamento é hostil, não cooperante, desafiante para as figuras de autoridade, e pela sua intensidade e frequência acabam por interferir no funcionamento não só da criança, mas também de todos quantos a rodeiam.

Livro: Mal-entendidos de Nuno Lobo Antunes

Sem comentários:

Enviar um comentário