sábado, 12 de novembro de 2011

"Discurso do Urso "


Discurso do Urso
de Júlio Cortazar
Edição/reimpressão: 2008
Páginas: 26
Editor: Kalandraka Portugal
Coleção: Livros para Sonhar
Faixa etária: a partir dos 5 anos
Idioma: Português

Sinopse
No Verão, à noite, nado no depósito picotado de estrelas. Lavo a cara com uma mão, depois com a outra, depois com as duas juntas, e isso dá-me uma enorme alegria.
Julio Cortázar

Um urso que habita as tubagens de um efício vai descobrindo a estranha e solitária vida dos seres humanos. vida dos seres humanos. Trata-se de uma estória espantosa, fiel expoente da literatura de Julio Cortázar, que incluiu este conto no seu livro Historias de cronopios y de famas, considerado pelo autor argentino Alberto Cousté "uma espécie de ética, disfarçada pelo humor e protegida da solenidade pela ternura".

Cortázar reúne nesta obra uma sucessão de situações descabidas, retalhos do seu humor surrealista que deitam por terra o racionalismo trivial e mecanizado, com que expressa a sua rebeldia contra os objectos e pessoas que constituem a nossa vida quotidiana e a nossa maneira mecânica de nos relacionarmos com ela.

A palavra "cronópio" surgiu pela primeira vez em 1952, por ocasião da crónica sobre um concerto a que Cortázar assistiu em Paris em homenagem a Igor Stranvinsky. Enquanto o público saía no entreacto, o escritor permaneceu no teatro, onde sentiu a sensação de que "havia no ar personagens inexplicáveis, uma espécie de balões verdes, muito cómicos, muito divertidos e muito amigos, que andavam por aí a circular".

Deu-lhes esse nome e disse acerca dos cronópios que "são um pouco a conduta do poeta, do associal, do homem que vive um pouco à margem das coisas", por contraposição ao conceito de "famas", que atribuiu a "grandes gerentes de bancos, presidentes da República, pessoas sérias que defendem a ordem".

Filho de pais argentinos, Julio Cortázar nasceu em 1914, em Bruxelas. Passou a infância e a juventude na Argentina, mas viveu mais de trinta anos na França. Autor de vá;rios livros de contos, entre eles Todos os fogos o fogo, é também um grande romancista. Escreveu, entre outros, Histórias de cronópios e de famas e O jogo da amarelinha, uma das obras-primas da literatura de língua espanhola. Cortá;zar morreu em Paris, em 1984

Sem comentários:

Enviar um comentário