domingo, 2 de outubro de 2011

"O Menino de Cor"


Título: O menino de cor (adaptado de um conto tradicional africano)
Autor(es) Ale+Ale (Ilustrador)
Tipo de documento: Livro
Editora: Livros Horizonte
Local: Lisboa
Data de edição: 2007
Área Temática: Racismo, Multiculturalismo
Tradução: Manuela Pessoa


Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para a Educação Pré-Escolar, destinado a ler em voz alta/contar/trabalhar na sala de aula.


Não percebo porque dizem que sou um Menino de cor

Quando eu nasci, já era negro
Quando tu nasceste, eras cor-de-rosa
Quando eu me zango, continuo negro
Quando tu te zangas, ficas vermelh0
Quando eu tenho frio, continuo negro
Quando tu tens frio, ficas azul
Quando eu estou com medo, continuo negro
Quando tu tens medo, ficas verde
Quando me dói a barriga, continuo negro
Quando tu tens dor de barriga, ficas verde
Quando eu vou para a praia, continuo negro
Quando tu vais para a praia, ficas negro
E tu gostas disso!

Então...Qual de nós os dois é o menino de cor?


"Recriação, sob a forma de um álbum ilustrado de pequenas dimensões, de um conto tradicional africano, este livro alerta, com humor e de forma desmistificadora, para a questão do racismo e da intolerância perante a diferença. Estabelecendo várias comparações entre uma criança branca e uma criança negra, a narrativa permite concluir acerca da inutilidade de alguns preconceitos verbalizados sob a forma de expressões como “menino de cor”, valorizando ideias como a igualdade e a tolerância face ao outro. As ilustrações, com recurso a várias técnicas, exploram a questão da variação cromática ao mesmo tempo que sublinham a dimensão afectiva e até humorística do texto, propondo diferentes situações facilmente identificáveis e reconhecíveis." daqui

Sem comentários:

Enviar um comentário