segunda-feira, 26 de setembro de 2011

"A Que Sabe Esta História?"


A Que Sabe Esta História?
de Alice Vieira, Vítor Sobral, Carla Nazareth
Edição/reimpressão: 2007
Páginas: 64
Editor: Oficina do Livro

Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para leitura orientada na sala de aula com alunos do 5º e 6º ano de escolaridade que ainda não adquiriram hábitos de leitura.

Um livro cheio de histórias para ler, cozinhar e saborear!

Sabias que o Lobo Mau queria comer a merenda do Capuchinho Vermelho? E que a Branca de Neve convidou os seus amigos anões para abrirem um restaurante?
Pois é, em A Que Sabe Esta História, Alice Vieira reconta histórias de sempre com muito humor e ... sabor!
Vitor Sobral dá uma receita por conto, para cozinhares com os teus pais.
O resultado é divertido e muito saboroso!




"Tendo como ponto de partida a reescrita de doze textos clássicos/do património tradicional/oral, e corporizando, assim, uma das tendências mais recorrentes da actual literatura de potencial recepção infanto-juvenil, Alice Vieira convida, neste livro, a um regresso renovado a narrativas tão diversas como A Princesa e a Ervilha, de H. C. Andersen ou a conhecida A Sopa de Pedra. A cada um dos textos presentes neste apelativo volume junta-se uma receita assinada por Vítor Sobral. As narrativas aqui incluídas são escritas num registo acessível e coloquial, recorrem, com eficácia, ao cómico e contam, ainda, com as singulares ilustrações de C. Nazareth, um trabalho plástico que responde, com originalidade, aos sentidos da vertente linguística." daqui



Alice Vieira


A autora responde - daqui
O que é que as crianças procuram nos seus livros?
As mais pequenas, parece-me que procuram aconchego; alguém que está ao pé delas, que lhes fala e elas ouvem uma voz. Quando são pequenas, o mais importante é que nos oiçam; haver alguém que lhes conte uma história de príncipes, princesas, cães, bichos, seja o que for, e lhes dê atenção. Que não fale muito alto e dê paz neste tempo perturbado, porque andam muito desamparadas.

Em que sentido estão desamparadas?
Passam a vida inteira na escola, chegam tardíssimo a casa… Não estou a culpar os pais – é muito complicado sê-lo hoje – por não terem tempo e andarem envolvidos na azáfama do dia-a-dia. É que as crianças não têm um momento de pausa, nem de silêncio à sua volta. A televisão está sempre ligada e do que precisavam era de calma e de pessoas junto delas. O que mais me aflige é as crianças só terem à sua volta máquinas, ecrãs, computadores, telemóveis, em vez de pessoas. Falta-lhes o contacto humano, o que é muito mau.

Sem comentários:

Enviar um comentário