domingo, 8 de maio de 2011

"Coisas de Mãe"




Coisas de Mãe
de João Caetano, Sílvia Alves
Edição/reimpressão: 2006
Páginas: 48
Editor: Edições Paulinas
Coleção: Contos Contados



Sinopse
"Num tempo em que não há caminhos feitos, todos podem andar por todo o lado e comer maçãs com cheiro de maçã!
Uma mãe adormece a filha com uma canção e histórias vindas dos montes do Norte com cheiro a pão de forno e cores de lantejoulas de ciganas… Era uma vez… Uma formiga chamada Matilde farta de seguir o carreiro e com um sonho: deitar-se de barriga para o Sol e não pensar no Inverno, nem sequer no dia de amanhã!
- E depois?
Depois a mãe continua a contar. A menina ri! E, todas as noites, adormece no meio de um abraço ao som do canto da mãe que espanta o medo dos lobos."

Coisas de mãe, da escritora portuguesa Sílvia Alves, é um texto eminentemente poético que sustenta uma infância nutrida pelo afeto materno, enquanto o pai estava longe de casa. Mãe e filha passavam os dias juntas: regavam a horta, assistiam ao pôr do sol, apreciavam o cheiro das maçãs... e acrescentavam muitos pontos às histórias; as mesmas passadas de pai para filho, como a da cigarra e da formiga. E havia muitas formigas e muitas cigarras... tantas que era possível inventar história para cada uma delas.


O ilustrador João Caetano imprime sua interpretação imagética à história, conferindo autonomia às imagens, que, paralelamente, constroem a sua narrativa. Ele utiliza várias técnicas e seduz o leitor para os cantos das páginas, para fora das molduras, para dentro da boca do lobo... convidando-o para uma viagem que não tem fim.

Sem comentários:

Enviar um comentário