segunda-feira, 16 de maio de 2011

Baile dos candeeiros - Pbl

Inserido no projecto Maio: Mês do Marquês e no âmbito da comemoração da data do nascimento do Marquês de Pombal, o Museu Marquês de Pombal promoveu, com o apoio da CULTREDE, no passado dia 13 de Maio, pelas 21:30, o Baile dos Candeeiros, na Praça Marquês de Pombal.




Inspirada em rituais e tradições que remontam ao final dos anos 60, esta criação foi buscar inspiração ao famoso: “Baile dos cinco candeeiros”.
Originalmente criado na Foz do Douro, este baile era local de convívio, local de encontro, de amores, de danças e aventuras. No seu interior, muito mais do que cinco candeeiros a petróleo iluminavam o espaço, no Gira-Discos a 33 rotações passavam as músicas da moda. Candeeiros humanos, autónomos, espalhados por pontos estratégicos. Ganham características dos espaços que habitam. Acendem, apagam, respiram, dançam, interagem, reagem






teatro de rua



Teve também lugar a inauguração da exposição “Pombal Iluminista”, no Museu Marquês de Pombal. Uma exposição que integra um conjunto de candeeiros alusivos à “luz das ideias”, que pretendem evocar o “Século das Luzes”, de autoria dos alunos do 9ºC e 9º D do Instituto D. João V, Louriçal.

Quem não visitou pode ainda visitar o Museu Marquês de Pombal e a exposição "Pombal Iluministra".

Sem comentários:

Enviar um comentário