segunda-feira, 28 de junho de 2010

Rinite


O que é rinite?
Rinite é uma inflamação das mucosas do nariz. Várias pessoas têm a doença, cuja incidência é de 4 em cada 10 pacientes, tanto adultos quanto crianças. As causas são várias: desde resfriados, produtos químicos, irritantes, até medicamentos e alergia. Seus sintomas são muito parecidos entre todos os tipos, levando as pessoas a pensar que rinite é um resfriado que não passa ou uma ”sinusite” acompanhada de dor de cabeça crônica.

Você pode ter rinite quando:
-Tem vários espirros em sucessão, especialmente pela manhã;
-Seu nariz escorre e fica obstruído;
-Ocorrem irritação e coceira no nariz, nos olhos e no céu da boca;
-Seu olfato fica prejudicado; e
-Tem dores de cabeça juntamente com outros sintomas destes já mencionados.

Os sintomas de todas as rinites são muito semelhantes: geralmente ocorrem obstrução nasal (nariz entupido), prurido (coceira no nariz), rinorréia (nariz escorrendo) e espirros. O indivíduo acredita estar sempre com resfriado, tem sensação de dor de cabeça (cefaléia) que aparece com as mudanças de temperatura e umidade e quando entra em contato com agentes alérgenos ou irritantes, como fumaça, produtos químicos ou perfumes.

Lugares frios e úmidos favorecem o aparecimento da rinite na medida que se usam mais cobertores e roupas de lã e o sol aparece por menos tempo.

Prevenção:
A melhor maneira de tratar todas as rinites é a prevenção, especialmente a rinite alérgica, com medidas para diminuir a presença de agentes alérgenos e irritantes no nariz e em sua casa. É preciso evitar sempre as substâncias que desencadeiam a crise de rinite, como os poluentes e as substâncias químicas.

Você precisa saber que o papel mais importante no tratamento da rinite é o seu e que, às vezes, pequenas medidas trazem grandes resultados.

-Evite a poeira doméstica e os ácaros; e
-Evite agentes e substâncias irritantes.

Para evitar a poeira doméstica:
-Retire tudo o que pode juntar poeira em sua casa;
-Tapetes, carpetes, cortinas grossas são locais de alojamento de ácaros e poeira;
-Os pisos lisos são muito mais fáceis de limpar e não abrigam ácaros;
-Tapetes finos e pequenos, que podem ser lavados, são mais práticos e menos prejudiciais;
-Cortinas leves, que podem ser lavadas são as ideais;
-Passe sempre um pano úmido sobre os móveis e o chão, se possível, diariamente; e
-Deixe os ambientes sempre abertos para arejá-los e para que os raios solares entrem o maior tempo possível.

O quarto é o local mais importante:
Você passa pelo menos oito (8) horas por dia em seu quarto dormindo, se arrumando, lendo, etc. Este é, portanto, o local mais importante de sua casa e também um dos ambientes mais contaminados por ácaros.
O colchão e os travesseiros devem ser forrados com material antialérgico ou plástico para impedir a passagem de poeira. Os melhores travesseiros para alérgicos são os de poliéster.
Use edredões, desde que não sejam de penas, em vez de cobertores de lã e, se possível, lave-os a cada dez (10) dias.
Coloque as roupas no armário; e as de lã, em sacos plásticos fechados.
Bichos de pelúcia armazenam muita poeira. Livre-se deles ou deixe-os guardados longe das crianças e, se possível, lave-os a cada dez (10) dias também.

Sem comentários:

Enviar um comentário