segunda-feira, 28 de junho de 2010

Asma


O paciente com asma brônquica e as pessoas que convivem com ela devem estar capacitados para lidar com a doença, que pode ser agravada devido à falta de informação sobre como proceder durante as crises.

O que é a Asma
A asma brônquica é a inflamação crónica dos brônquios, que ficam mais estreitos e dificultam a respiração do paciente em episódios repetidos de tosse e falta de ar. A asma é uma doença hereditária que acontece principalmente em famílias de indivíduos alérgicos (atópicos) e ela é desencadeada quando o paciente:

- Entra em contacto com alérgicos ou produtos químicos (perfumes, corantes, etc.)
- Sofre infecções respiratórias, como gripe e pneumonia
- É submetido a variações bruscas de temperatura

A asma ocorre em todas as idades, sendo mais comum na infância.
Filhos de asmáticos têm maior probabilidade de desenvolver a doença.

A doença não tem cura, mas pode ser controlada com tratamento adequado, possibilitando ao paciente ter vida normal, inclusive com a prática de exportes.

Os sintomas da asma brônquica são episódios de:
- Falta de ar
- Tosse
- Cansaço
- Chiado e aperto no peito
São agravados à noite e nas primeiras horas da manhã, ou durante a prática de algum exercício, para o qual o paciente não esteja fisicamente preparado.

A asma pode ser classificada em:
-Leve: Crises de baixa intensidade e esporádicas, que pouco influem na vida diária do paciente. Os sintomas são discretos e o sono não é prejudicado. Às vezes, tosse é o único sintoma.
-Moderada: Crises de média intensidade, ocorridas mais de uma vez por semana, que atrapalham em parte o desenvolvimento de actividades como estudo, trabalho e práticas desportivas. Os sintomas são mais fortes, com chiado intenso, falta de ar, tosse e cansaço. A pessoa não dorme bem.
-Grave: Crises de grande intensidade e diárias, que afectam muito o desempenho diário da pessoa. A falta de ar é grave, ocorre mal-estar, tosse e chiado intenso. Em alguns casos, a respiração é pesada e rápida. O indivíduo mal consegue falar ou caminhar.

Sem comentários:

Enviar um comentário