quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Livros da Camila

A inocência, a imaginação, a alegria, a traquinice, a doçura, a teimosia e a curiosidade da adorável Camila. A Macaquinha adora a Camila, fica aqui alguns dos livros, que fazem parte da sua biblioteca.

Camila e a "zanga" dos pais
Aline de Pétigny
Colecção: Camila
Nº págs.: 24


Na escola, o Vitor comenta que os seus pais se divorciaram pois estavam sempre a discutir. Mais tarde, em casa, a Camila ouve os pais a falarem alto e logo conclui que estão a discutir. Depois, muito aflita, lembra-se do seu amigo Vitor e convence-se de que também os seus pais se vão divorciar. Será mesmo assim?

Camila vai à praia
Aline de Pétigny
Colecção: Camila
Nº págs.: 24


A Camila foi passar férias com os pais à beira-mar. Quando chega à praia e pede ao papá que lhe encha a bóia para poder ir nadar, descobre que esta tem um furo! No início, a Camila tem medo de ir para a água sem a bóia, mas o papá acaba por convencê-la. Ao final de algum tempo, a Camila já consegue flutuar e diverte-se muito. Ainda bem que a bóia estava furada!

Camila e os seus amigos
Aline de Pétigny
Colecção: Camila
Nº págs.: 24


Na praia, a Camila conhece quatro novos amigos, todos irmãos: um é branco como a Camila, mas dois são negros e um outro é asiático. Apesar disso, todos são filhos de um casal de raça branca! Camila fica espantada e interroga a mãe sobre o assunto, pedindo-lhe para ter um bebé negro e outro “de olhos esticados”. No final, acaba por perceber que os seus amigos eram órfãos e tinham sido adoptados.

Camila esquece-se do seu Ursinho
Aline de Pétigny
Colecção: Camila
Nº págs.: 24


A Camila está toda entusiasmada, pois vai passar a noite a casa do seu primo Martim! Mal consegue esperar a hora a que os tios a vêm buscar, e passa o dia inteiro a falar no assunto… Já em casa do primo, ambos se divertem a brincar juntos. Mas quando chega a hora de ir para a cama, a Camila apercebe-se de que não tinha levado consigo o seu Ursinho! Como irá ela conseguir dormir?

Camila faz chichi nas calcinhas
Aline de Pétigny
Colecção: Camila
Nº págs.: 24

Camila faz chichi nas calcinhas a criança apercebe-se de como uma situação potencialmente embaraçosa e geradora de medo e insegurança é, afinal, comum a outras meninas da sua idade e pode ser resolvida sem dramatismos.

Camila fica doente
Aline de Pétigny
Colecção: Camila
Nº págs.: 24


A Camila sente-se mal e os pais levam-na às urgências, ao hospital. Após alguns exames, a médica anuncia que, embora não seja nada de grave, ela tem de passar alguns dias no hospital. De início, a Camila fica com medo, mas depois acaba por se divertir bastante com o Dr. José e a Dra. Josefina, uns médicos muito especiais que têm uma bola vermelha nos narizes e a fazem rir e esquecer por momentos a sua doença!

Camila não quer dormir
Aline de Pétigny
Colecção: Camila
Nº págs.: 24


A Camila está a brincar e não quer ir para a cama. A mãe explica-lhe que ela tem de ir dormir para no dia seguinte não estar cansada e deita-a. Quando fica sozinha, Camila salta da cama e continua a brincar. Pouco depois, já meio a dormir, acaba por voltar para a cama com o seu Ursinho. Mas este escapa-se e vai brincar para o chão. Camila repreende-o e explica-lhe que... tem de ir dormir para no dia seguinte não estar cansado!

Camila não quer emprestar os seus brinquedos
Aline de Pétigny, Nancy Delvaux
Colecção: Camila
Nº págs.: 24


Camila convida dois amiguinhos para brincarem com ela em casa mas, ao vê-los pegar nos seus brinquedos, fica amuada. A mãe explica-lhe que é preciso saber partilhar e Camila acaba por aceitar a situação. À hora do lanche, Camila aparece com o vestido e o colar de pérolas da mãe! Perante a aflição da mãe, Camila argumenta com a necessidade de saber partilhar...

Camila não quer tomar banho
Aline de Pétigny
Colecção: Camila
Nº págs.: 24


Em Camila não quer tomar banho a criança é levada a compreender a necessidade da higiene diária e, sobretudo, a importância de não mexer nos produtos guardados na casa-de-banho sem a supervisão de um adulto.

Camila Porta-se Mal
Aline de Pétigny, Nancy Delvaux
Colecção: Camila
Nº págs.: 24


O pai da Camila faz um bolo e a Camila, toda gulosa, tenta prova-lo logo. Mas o pai não autoriza e promete guardar- -lhe uma fatia para o almoço. Mais tarde, a Camila sente sede e vai ao frigorífico buscar água fresca. Só que… depara- se com o bolo e não resiste à tentação de provar um pouco de creme. Depois mais um pouco e mais um pouco… De repente, o bolo fica todo estragado e a Camila, muito aflita, esconde-se no quarto! Que castigo lhe irá dar o pai?

Camila Tem Botas Novas
Aline de Pétigny, Nancy Delvaux
Colecção: Camila
Nº págs.: 24


A Camila vai com a Mãe às compras e, entre outras peças de vestuário, compra umas lindas botas de borracha. Quando chega a casa, calça-as para as mostrar ao pai e, depois, teima em não as tirar, apesar de a Mãe a avisar de que iria ter muito calor. Vai, portanto, brincar com elas calçadas e, tal como a Mãe previra, rapidamente fica cheia de calor. Mas, para não dar o braço a torcer, mantém-nas calçadas… mesmo dentro da piscina!

Camila tem um pesadelo
Aline de Pétigny
Colecção: Camila
Nº págs.: 24


Em Camila tem um pesadelo mostra-se como os "sonhos maus" não passam de situações imaginadas, sem reflexos na vida quotidiana.

Camila vai ao parque
Aline de Pétigny, Nancy Delvaux
Colecção: Camila
Nº págs.: 24


O entusiasmo e a impaciência por experimentar o novo escorregão instalado no parque acabam por transformar-se em medo quando, já lá em cima, Camila se apercebe de que o escorregão é muito alto. Depois de muitas hesitações e aflições, vale-lhe a ajuda do primo Martinho...

Uma colecção concebida expressamente para criar uma forte identificação entre os pequenos leitores e a personagem central, tanto pelas situações em que esta se vê envolvida como pelas suas reacções, em tudo semelhantes às de uma qualquer criança daquela idade. O texto é simples e divertido e as ilustrações são vivas e de grande formato, visando a captação do interesse dos mais pequenos em todas as suas vertentes.

1 comentário:

  1. Estes livros são muito educativos!

    Eu tenho uma sobrinha italiana que se chama Camila...ainda lhe ofereci um livro destes, mas ela só lê italiano.

    Bom fim de semana!

    Beijocas para ti e para a mamã!!!!!!!!!

    ResponderEliminar