segunda-feira, 4 de maio de 2009

Despertar para a leitura

É importante estimular o gosto pela leitura desde cedo.

1- Livros para bebés e crianças pequenas: Escolha livros simples, com imagens e textos claros. Lembre-se de que está a comprar um livro para uma criança, não para si. Aponte para os objectos e nomeie-os devagar, repetindo várias vezes. No fim, é possível que o seu filho queira repetir a história toda outra vez.
Faça-lhe a vontade.

2 - Tem «falta de jeito» para ler histórias? Não se preocupe. As crianças não se importam. Só querem ouvir a sua voz e partilhar esse momento consigo.

3 - Outros contadores de histórias. Os livros e as histórias não têm de ser lidos sempre da mesma maneira ou pela mesma pessoa. Alargue o círculo dos contadores de histórias. Aos avós, por exemplo. Dessa forma, estará a proporcionar novas experiências aos seus filhos.

4 - Livros fáceis de aceder. Deixe os livros ao alcance das crianças. Não os coloque em prateleiras altas ou zonas difíceis de chegar.

5 - Leituras partilhadas. Não há nada melhor. Sente-se com o seu filho, num local calmo e sossegado, e partilhem o momento da leitura.

6 - Ritmos e melodias. As histórias devem ter emoção e sentimento. Não se esqueça dos ritmos e das melodias. As crianças adoram essa musicalidade.

7 - Seja flexível. Não há regras em termos de leituras. As crianças tanto gostam de ler um livro adequado à sua idade, como, por vezes, podem ter vontade de regressar ao passado e ler alguma das histórias que liam quando eram mais pequeninas.

8 - Deixe-o escolher os seus próprios livros. Dessa forma, estará a estimular os seus gostos, as suas preferências e a sua autonomia. Resista à tentação de decidir tudo por ele.

9 - Mesmo que ele já saiba ler, não deixe de lhe contar histórias. No início, o seu filho ainda não domina bem a arte da leitura. Precisa que lhe leiam histórias para as poder compreender na totalidade. Além disso, é um momento que não deve deixar de ser partilhado. Já viu o que perde?

Artigo (Pais & Filhos) 9-08-2007

Sem comentários:

Enviar um comentário