sábado, 29 de setembro de 2012

"Outra Vez!"


Outra Vez!

de Emily Gravett
Edição/reimpressão: 2011
Páginas: 32
Editor: Livros Horizonte
Coleção: Álbuns

Sinopse
Eis o novo livro que a talentosa, multipremiada e famosa Emily Gravett, acaba de criar, depois de O Lobo não Morde e de O Grande Livro dos Medos do Pequeno Rato. Desta vez conta-nos uma história parecida com a que todos vivemos quando chega a hora de ir deitar, só que… com um Dragão! Está quase na hora de Cedric ir para a cama e de a mãe lhe ler o seu livro favorito. Mas, infelizmente para ela, ele gosta tanto daquela história que podia ouvi-la Outra Vez…. e Outra Vez… e Outra Vez… o que pode ter consequências incendiárias.

Emily Gravett


Em 2005, ganhou a Kate Greenway Medal, com “Wolves”, ainda estudante de arte. Repetiu a façanha em 2008, com “Little Mouse’s Big book of fears” (publicado no ano passado em Portugal pela Livros Horizonte como “Grande livro dos medos do pequeno rato”).
De jovem adolescente sem recursos, passando por uma vida semi-nómada na rua, juntando-se a um grupo de ativistas dos direitos dos animais, alimentando-se do que conseguia obter e trabalhando onde podia, até se tornar numa das autoras mais admiradas no panorama atual do álbum ilustrado para crianças, o caminho foi longo, penoso, de liberdade decerto, mas também de dureza e resiliência. Dava um filme, podemos pensar.

De facto, Emily Gravett mantém ainda um diário gráfico (o mesmo que, após muita insistência, exposto na sala de admissões da universidade, perante um júri exigente e tradicional, lhe abriria as portas para uma formação superior e uma carreira notável), no qual regista, quotidianamente, os acontecimentos felizes, extraordinários, notáveis, surpreendentes, os importantes e os sem importância alguma.
 Esses registos parecem servir um triplo propósito: por um lado, o desenho é, inequivocamente, o seu modo natural de expressão; depois, o registo gráfico funciona como artefacto pedagógico e educativo, oferecendo uma espécie de manual de lições de vida, para a filha; finalmente, a memória do passado que a não deixa repousar, as reminiscências de quem, enquanto ser renegado, vivendo à margem das convenções sociais, acabou por conhecer o lado mais obscuro da natureza humana.

A história:
a autora conta uma história parecida com a que todas as famílias vivem quando chega a hora de ir deitar...


Está quase na hora deste pequeno dragão ir para a cama, mas não sem antes a mãe lhe ler o seu livro favorito.
 Mas, infelizmente para ela, ele gosta tanto daquela história que podia ouvi-la Outra Vez….
e Outra Vez… 
e Outra Vez… 
 e Outra Vez…


Quem é que não se revê nesta história engraçada que tantas vezes acontece noite fora pela vontade dos nossos filhos!

Sem comentários:

Enviar um comentário