segunda-feira, 2 de abril de 2012

Museu do Marquês de Pombal


Momento da partida, para um dia pela cidade de Pombal:
1º Museu do Marques
2º Almoço no shopping de Pbl
3º Cinema
4º Parque Radical




Fotos e informações do museu do Marquês de Pombal - daqui


Pombal, cidade do centro de Portugal, será par sempre marcada por uma figura emblemática e maior do século 18, o Marquês de Pombal. Sebastião José de Carvalho e Melo governou Portugal com uma mão de ferro, levando o país para a modernidade práticamente à força, o que lhe deu muitos inimigos. Pombal quis honrar o seu mais celebre cidadão, com um museu, que retrate as grandes etapas da sua vida, e nos apresente um retrato da vida como ela podia ser no século 18.


O museu ocupa um espaço emblemático da cidade, a Cadeia Velha, situada na praça do Marquês de Pombal, no coração do centro histórico. O museu foi inaugurado a 8 de maio de 1982, graças ao espólio doado pelo antiquário pombalense Manuel Gameiro. A Câmara Municipal escolheu em 2004 de dar valor como deve ser a este tesouro tão importante, utilisando a Cadeia Velha, que tinha perdido a sua função primeira, com este novo uso. Este novo espaço é doravante muito mais adaptado à apresentação das coleções, mas também da visita, um verdadeiro contraste com o antigo museu, situado no que foi outrora um convento, hoje Paços do Concelho.

As coleções do museu apresentam-se em cinco salas temáticas. A mais importante é constituida por livros de época, sendo o mais antigo datado de 1717. Iremos encontrar livros que criticam ou louvam o Marquês, consoante o livro era escrito por um opositor ou um apoiante de Sebastião José de Carvalho e Melo. Também encontraremos numerosos documentos legislativos e documentos emocionantes, manuscritos do próprio Marquês.


É um pequeno museu, que merece o desvio se passar por Pombal. Aprendemos mais alguma coisa sobre esta epoca charneira de Portugal, uma época onde o país queria modernisar-se como os países do norte, mas que ainda era alvo de um imobilismo de fações mais conservadores, para não dizer retrogradas. A queda do Marquês foi, penso eu, a queda de Portugal, uma recusa da modernidade e do desenvolvimento.


Localização e Contactos:

Edifício da Cadeia Velha, Praça Marquês de Pombal
3100-440 Pombal
Telefone: 236 210 500 - Fax: 236 210 595

Visitas de 2ª a 6ª feira: das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.
Fins de semana: Só para grupos com marcação prévia.

Trabalho realizado no museu:

A chegada:

Sem comentários:

Enviar um comentário