sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Não quero ir para o infantário!


De um dia para o outro, a pequenada, que até aí adorava ir para a escola, começa a demorar mais do que o costume sair da cama, queixa-se de dores de barriga ou de cabeça, não se quer vestir, faz birras, não quer tomar o pequeno-almoço, adia ao máximo a saída de casa ou simplesmente grita bem alto “não quero ir para a escola!”. O que aconteceu? O que fazer?

Os sinais
O cenário que descrevemos acima contém os vários sinais que as crianças podem subtilmente emitir quando a escola deixou de repente de ser um local onde se sintam bem, pelo qual já não demonstram o mesmo entusiasmo e para onde já não querem ir. Esteja atento e questione a criança sobre os porquês, principalmente se ela lhe disser abertamente que não quer ir. Os motivos pelos quais a pequenada vira as costas e as mochilas à escola podem ser vários, por isso, investigue, com paciência e sem recriminações.

Bullying
Este é uma das razões mais frequentes que levam muitas crianças a declarar que não querem ir mais para a escola – o “bullying” ou a provocação/humilhação entre colegas pode manifestar-se de várias formas: agressões, ameaças, gozo, provocações e humilhações. Este tipo de situações no ambiente escolar pode assustar a criança – que terá medo de enfrentar o seu “bully” ou fazer queixa por medo de represálias – e pode acabar por isolá-la. Perante isto, é óbvio que a criança prefere a segurança da sua casa, em vez da “insegurança” da escola. Se o seu filho admitir que este é o caso, é importante ensinar à criança como deve reagir com os colegas que a atormentam, dando-lhe a autoconfiança necessária para o fazer. Deve ainda conversar com os respectivos professores e/ou pais das crianças em causa, com calma e sem acusações para não se tornar também você num “bully”.

Lamentação de Mãe
Ultimamente a Macaquinha diz muitas vezes que não quer ir a escola (infantário), situação que nunca aconteceu, sempre adorou a escola, amigos, educadora... Inicialmente dizia que era por causa de comer o tomate e a alface à hora da refeição. Com o passar do tempo esta questão foi superada, com a colaboração da educadora e colaboradora, uns dias não lhe dão, outros colocam menos quantidade...
Agora no último mês, começou novamente a dizer que não queria ir, mas não dizia o motivo.
Esta manhã após uma longa conversa, diz que não quere ir, porque os colegas dizem que ela não sabe falar, por isso é que anda aprender a falar (terapia da fala).
Confesso que a existência destes comentários por parte dos colegas não foi novidade para mim, ela já me tinha contado algumas vezes, inclusive já cheguei a ouvi-los e nessas alturas conversamos e expliquei que não se podia sentir inferiorizada e dei exemplos de outras situações.
Mas até esta manha estava longe de pensar que era este o motivo que a desmotivava de ir ao infantário.

1 comentário:

  1. Ultimamente a Macaquinha, já não tem feito birras para não ir ao infantário... A Primavera, os dias maiores, são a principal razão... Com o bom tempo, já podem brincar, pular, correr no magnifico jardim do infantario e isso é maravilhoso para ela... Acho que o principal motivo das birras, era o frio, a chuva...

    ResponderEliminar