terça-feira, 14 de setembro de 2010

"Anita e a Visita de Estudo"


Anita e a Visita de Estudo
de Marcel Marlier, Gilbert Delahaye
Edição/reimpressão: 2010
Páginas: 24
Colecção: Anita
Faixa etária: dos 3 aos 8 anos

Sinopse
O número 48 da mais importante colecção infantil alguma vez editada em Portugal. Os livros da Anita percorrem, desde há 50 anos, as mãos de todas as crianças portuguesas. Não há Avó que não se lembre da Anita, como não há neta que não deseje ler as histórias desta pequena criança desenhada desde sempre por Marcel Marlier.

Marcel Marlier
Marcel Marlier nasce a 18 de Novembro de 1930, em Herseaux, na Bélgica, perto da fronteira francesa.
Aos dezasseis anos, inscreve-se no Curso de Artes Decorativas na Escola de Saint-Luc de Tournai. Em Julho de 1951, termina os seus estudos com distinção. Voltará a Saint-Luc como professor a partir de 1953.
Ainda estudante, Marcel Marlier é premiado pelo seu talento ao vencer um concurso de desenho organizado pelas edições La Procure de Namur, iniciando aí uma colaboração, que durará mais de 25 anos. Para esta editora, ilustra, entre outras colecções, os dois manuais escolares que mais marcaram uma geração de estudantes franceses: Je lis avec Michel et Nicole e Je calcule avec Michel et Nicole.
Em 1951 integra a equipa da Casterman e ilustra algumas das obras dos grandes clássicos da literatura mundial: Alexandre Dumas, Pearl Buck, Condessa de Ségur ou Madame le Prince de Beaumont. Ilustra igualmente a colecção infantil Farandole.
Em 1954 inicia a sua colaboração com Gilbert Delahaye criando o universo da Anita. Nada fazia antever que, 52 anos depois, iria continuar a ilustrar essa colecção. Em 1969, ainda na Casterman, cria a colecção Jean-Lou et Sophie, da qual é ao mesmo tempo autor e ilustrador.

Sem comentários:

Enviar um comentário