quarta-feira, 5 de maio de 2010

Resultado da visita à Feira do Livro de Pombal

Docinho de Morango Dorme Fora de Casa
de Siobhan Ciminera
Edição/reimpressão: 2008
Páginas: 24
Editor: Edições Asa


Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o 2º ano de escolaridade destinado a leitura autónoma e/ou leitura com apoio do professor ou dos pais.
A Laranjinha convidou as suas amigas a irem dormir lá a casa e todas estão "baga-da-entusiasmadas" com a ideia. De início tudo corre bem, mas quando a Laranjinha insiste em impor regras que não agradam a todas, o ambiente fica tenso. Conseguirá a Docinho de Morango salvar a noite?



Docinho de Morango e o Dia das Bruxas
de Vários
Edição/reimpressão: 2008
Páginas: 36
Editor: Edições Asa


Sinopse
A Docinho de Morango e os seus amigos decidem fazer alguma coisa "baga-da-especial" para o Dia das Bruxas. Mas uns querem construir uma casa assombrada e outros, montar uma peça de teatro… Conseguirá a Morango convencer os seus amigos a trabalharem em conjunto?



Uns Óculos para a Rita
de Luísa Ducla Soares
Edição/reimpressão: 2001
Editor: Livraria Civilização Editora
Faixa etária: a partir dos 6 anos
Idioma: Português


Plano Nacional de Leitura

Livro recomendado para o 1º ano de escolaridade destinado a leitura orientada na sala de aula - Grau de Dificuldade II.


"Esta obra, como sugerem o próprio título e a capa do livro, parte de um problema singular de carácter realista que a autora resgatou ao quotidiano ou ao mundo infantil: as dificuldades de visão de uma menina que acaba por ficar feliz por ter de usar óculos.

Evidenciando uma arquitectura textual pautada pela linearidade, bem como um conjunto restrito de personagens e um registo bastante simples, composto por um vocabulário muito acessível, esta história coloca o pequeno leitor, em primeiro lugar, na pista do mistério de Rita, que calca incompreensivelmente as formigas no jardim, que não vê as pintinhas nos “is” e que não encontra no chão um botão que caiu do seu casaco novo, para, depois, o fazer conviver com a resolução feliz deste conflito.

Desenrolando-se num ambiente familiar e perfeitamente reconhecível pelo destinatário preferencial deste álbum, as crianças, apresenta, ao nível estrutural, duas partes distintas: o momento anterior à descoberta da necessidade de usar óculos e o momento que se lhe seguiu, iniciado com a ida ao oftalmologista e ao oculista e com o desfecho feliz do problema da Rita que, agora, «De vez em quando tira os óculos para se lembrar como o mundo era antes, mas por pouco tempo, porque com eles tudo é muito mais bonito.»

Este livro representa uma possibilidade de, através da literatura, desmistificar o problema de ter de usar óculos, uma situação muito frequente na vida dos mais pequenos, permitindo à criança-leitora identificar-se com Rita, a heroína infantil desta narrativa, e ver, portanto, com outros olhos esta questão.
Uns Óculos para a Rita, um álbum simples, mas muito apelativo." (Por Sara Reis da Silva)

Um livro muito especial na biblioteca da macaquinha, pois tem o autografo da escritora. Adoramos ver a apresentação da escritora na feira do livro de pombal no passado domingo.



Simão Mentiras
Texto de Roberto Aliaga
Ilustrações de Simona Mulazzani
Tradução Elisabete Ramos
Edição: Oqo,
Páginas: 36
Preço: 12,50€


E, se o diz Simão, será verdade... ou não?


Simão Mentiras submerge na difusa linha entre o real e o imaginário dos mais pequenos, capazes de dar vida às personagens que habitam na sua imaginação, ao ponto de nos fazer duvidar acerca daquilo que é verdade e daquilo que é mentira. Entre os processos que regem a criatividade na infância, a fantasia ocupa um lugar dominante.

A percepção da realidade e a interacção com o mundo através da fantasia está sempre presente nas diversas formas de comunicação dos mais novos.
O protagonista desta história percebe e expressa a realidade como um jogo fantástico ao serviço de uma finalidade concreta: fala de lobos, raposas e gatos que estão na sua imaginação. Mas a fantasia tem um carácter efémero e não chega à materialidade da percepção; por isso Simão, tal como os leitores, terá que discernir entre fantasia e realidade no momento oportuno, precisamente no momento de terminar o conto.

Roberto Aliaga
surpreende com uma história de linguagem simples mas cuidada, vocabulário acessível, frases curtas e emocionais ao alcance dos pequenos leitores que se identificarão com Simão, com os seus medos, com as suas brincadeiras e com a sua fantasia.

O trabalho plástico de Simona Mulazzani representa um bom exemplo da linha artística que esta ilustradora italiana mantém na actualidade, enquadrada numa proposta dominada pela combinação de diversas técnicas (acrílico, lápis…), para apresentar uma variada iconografia disposta entre linhas simples e esquemáticas e planos médios num discurso plástico-narrativo muito pessoal.

As imagens ocupam um espaço dominante relativamente ao texto literário, o que facilita uma leitura sobretudo plástica dos elementos que constituem o mundo imaginário em que vive a personagem principal, sob a forma de visões que aparecem sucessivamente ao longo da obra para que o leitor esteja alerta e a imaginação não se sobreponha à realidade.

Imagens do livro




Anita Aprende a Nadar
de Marcel Marlier, Gilbert Delahaye
Edição/reimpressão: 2000

Páginas: 22
Editor: Verbo

Colecção: Anita

Faixa etária: a partir dos 3 anos

Idioma: Português


Sinopse
Ao longo de mais de 30 anos, os livros da Anita já encantaram milhões de crianças de várias gerações. Os textos de Gilbert Delahaye e as belíssimas ilustrações de Marcel Marlier dão a estes livros um realismo e um encanto que o tempo tem vindo a reforçar. A partir dos 3 anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário