sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Bronquite

Bronquite é a inflamação dos brônquios que ocorre quando seus minúsculos cílios param de eliminar o muco presente nas vias respiratórias. Esse acúmulo de secreção faz com que os brônquios fiquem permanentemente inflamados e contraídos. A bronquite pode ser aguda ou crônica. A diferença consiste na duração e agravamento das crises, que são mais curtas (uma ou duas semanas) na bronquite aguda, enquanto, na crônica, não desaparecem e pioram pela manhã.
A bronquite aguda é causada geralmente por vírus, embora, em alguns casos, possa ser uma infecção bacteriana. O cigarro é o principal responsável pelo agravamento da doença. Poeiras, poluentes ambientais e químicos também pioram o quadro.
A bronquite crônica instala-se como extensão da bronquite aguda e pode ser provocada unicamente pela fumaça do cigarro. Por isso, é conhecida por “tosse dos fumantes”, por ser rara entre não-fumantes.

Sintomas da bronquite
Tanto na forma aguda quanto na crônica, a tosse é o principal sintoma da bronquite. Tosse seca ou produtiva podem ser manifestações da bronquite aguda. Na crônica, porém, a tosse é sempre produtiva e a expectoração, espessa. Falta de ar e chiado são outros sintomas da doença.

Recomendações
•A medida mais importante para o tratamento da bronquite é parar de fumar. Se você não consegue, tente fumar menos e evite locais onde haja pessoas fumando;Utilize máscara ou outro equipamento protetor, se você trabalha sujeito à inalação de elementos irritantes;Ingira bastante água, pois ela ajuda a diluir as secreções brônquicas e facilita a expectoração;Evite contato com pessoas resfriadas, gripadas ou com outras doenças transmissíveis por via respiratória;Não impeça a tosse produtiva;Evite locais onde o ar seja seco demais.

Advertência
•A bronquite crônica aumenta o risco de outras infecções respiratórias, particularmente o da pneumonia.

Sem comentários:

Enviar um comentário