sexta-feira, 2 de julho de 2010

Pinhal das Artes - 2010

Programa

O Pinhal das Artes é uma feira de artes para a primeira infância, num espaço dedicado à família, à sensibilização ambiental e à educação pela e para a arte. Com particular destaque para a música este evento realiza-se no Pinhal do Rei em S.Pedro de Moel -Marinha Grande-Leiria, nos próximos dias 30 de Junho, 1, 2, 3 e 4 de Julho.


Durante cinco dias, a mata de S. Pedro de Moel recebe uma tenda gigante, 17 tendas temáticas e diversas outras actividades, numa organização da Sociedade de Artística e Musical dos Pousos (SAMP) que espera, se a meteorologia ajudar, uma afluência a rondar os 20 mil participantes.

“Tentámos ter mais produção artística, alguns convidados mais estimulantes e o espaço vai estar mais pontuado com músicos. Até a tenda do pic-nic vai ter sempre artistas a actuar. Assim julgamos conseguir amenizar o que é uma presença em grupo e enriquecer este espaço fantástico, não o transformar”, explica Paulo Lameiro, director artístico do evento.

Com milhares de visitantes no pinhal, a SAMP pretende que a sua feira de artes para a primeira infância não se transforme “numa feira, no pior sentido do termo”.

“Estamos a passar para uma escala de produção que nos coloca grandes desafios. Mas estou em crer que será a arte que responde a tudo isto”, sublinha Paulo Lameiro, lembrando o esforço para controlar o impacto da iniciativa.

“Não pode haver ruídos, nem a sensação de ter muita gente à volta. Mesmo na tenda central, continuamos a teimar em não trazer um microfone e uma coluna. Tudo é acústico”, explica Paulo Lameiro.

Em 2010, uma das novidades do Pinhal das Artes é receber grupos de jardins de infância e creches, porque “é importante dar às crianças que estão institucionalizadas essa oportunidade”.

De entre os diversos momentos performativos, destaque para “Bramborry”, co-produção das companhias belgas De Spiegel e La Guimbarde, e para o projecto do encenador, marionetista, criativo e actor Karel van Ransbeeck, que terá um espaço experimental de interacção com os bebés e famílias, acompanhado de músicos belgas e húngaros.

daqui

Sem comentários:

Enviar um comentário