terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Visita de Estudo

Momento da partida



Para a

A Quinta da Paiva - Parque Biológico da Serra da Lousã é uma proposta multifacetada na oferta turística associando a educação ambiental ao enaltecimento de valores e tradições culturais da região.

Site: Parque Biológico da Serra da Lousã

Quinta Pedagógica
Exibe actividades agrícolas através de vários afazeres da lavoura utilizando técnicas e meios rudimentares, com animais treinados para recrear trabalhos ancestrais, como tirar água no engenho ou puxar um carro de transporte ou carroça com pessoas.

Expõe uma colecção de animais domésticos de raças tradicionais portuguesas, entre as quais vacas (raças barrosã, cachena, marinhoa e minhota), cabras (raças bravia e serrana), ovelhas (raças churra badana, serra da estrela variedade branca, serra da estrela variedade preta), porcos (raças alentejana e bisara), burros e cavalos. Inclui o Centro Hípico com picadeiro coberto, que integra a área desportiva e de lazer.

A Quinta dispõe ainda de aves: ganso, pato-real, galinha-pedrês, faisão comum, faisão dourado, codorniz, fraca e perú.

Possui também plantas vulgares na actividade agrícola tradicional e o labirinto de árvores de fruta.

A Quinta Pedagógica assume-se como um “museu-vivo” permitindo reflectir o passado rural baseado na prática agrícola e pastorícia.

O trabalho, incluindo o maneio dos animais, é realizado por pessoas portadoras de deficiência e/ou com doença crónica, incluindo doentes mentais graves.
Aldeia de Gondramaz

Gondramaz distingue-se pela tonalidade específica do xisto que nos envolve da cabeça aos pés. Até o chão que se pisa é exemplo da melhor arte de trabalhar artesanalmente a pedra. Esta é, aliás, terra de artesãos cujas mãos hábeis criam figuras carismáticas que são marca da serra e que levam consigo o nome do mestre e da aldeia além-fronteiras.

Situada na vertente ocidental da Serra da Lousã, a paisagem que envolve Gondramaz é uma obra de arte da Natureza. Há nas ruas desta Aldeia uma fina acústica que nos desperta todos os sentidos. Dentro das suas ruas a voz das pessoas torna-se mais nítida e convidativa. São pessoas que partilham a comunhão e a versatilidade de uma nova opção de vida cheia de garra e de sonho. Pode dormir e comer no Pátio do Xisto.

Algumas fotos - daqui

Sem comentários:

Enviar um comentário