quinta-feira, 15 de abril de 2010

LIBERDADE!!!

Sugestões de leitura para o próximo dia 25 de Abril!!!

A Culpa é Destas Liberdades
de João Cerqueira
Edição/reimpressão: 2007
Páginas: 80
Editor: Pena Perfeita

Sinopse
A Culpa é Destas Liberdades nasce do desejo de satirizar a mentalidade reaccionária e a incapacidade de compreender as mutações permanentes trazidas pela sociedade democrática que, desde a adolescência, o autor ouvia nas vozes da rua e por vezes entre pessoas próximas.

Como somos um povo extremamente conservador, desconfiado da novidade e com uma saudade (talvez inconsciente) do autoritarismo de outrora, a abordagem de questões como a religião, a cor da pele, os direitos humanos e o sexo, pode gerar repostas e reacções surpreendentes..

Apesar de começar o livro para confrontar as mentes mais fechadas e intolerantes com o absurdo de suas convicções, mediante o recurso ao humor e a redução ao ridículo, o autor depressa se deu conta de que nem tudo o que os saudosistas do antigamente proclamam é um total disparate...



Aqui Emissora da Liberdade
Rádio Clube Português 04.26 - 25 de Abril de 1974
de Matos Maia
Edição/reimpressão: 1999
Páginas: 230
Editor: Editorial Caminho
Colecção: Nosso Mundo

Sinopse
Na noite de 24 para 25 de Abril de 1974, o então chamado Rádio Clube Português era tomado pelo Movimento das Forças Armadas.

O relato pormenorizado da ocupação deste emissor pelos militares, os pequenos e grandes acontecimentos que preencheram essas horas decisivas e as que se lhes seguiram, a actuação dos profissionais da rádio neles envolvidos, os episódios que ninguém esqueceu, são o conteúdo de "Aqui Emissora da Liberdade".

Vinte e cinco anos decorreram entre estes eventos e a edição que sobre eles Matos Maia então preparou. Que melhor ocasião do que a comemoração dos vinte e cinco anos da Revolução dos Cravos para uma nova edição e uma nova leitura atenta sobre o 25 de Abril, neste caso visto e vivido «por dentro» de um emissor de rádio?

Sem comentários:

Enviar um comentário