domingo, 24 de outubro de 2010

Dia das Nações Unidas


O dia 24 de Outubro é o dia das Nações Unidas porque foi nessa data, no ano de 1945, que a Organização das Nações Unidas passou a existir oficialmente.
Em 1945, quando o mundo comemorava o fim da Segunda Guerra Mundial, realizou-se, em São Francisco (EUA), a Conferência das Nações Unidas de onde resultou um documento chamado Carta das Nações Unidas, assinado pelos 50 países participantes, que se comprometiam a manter a paz, defender os direitos humanos e as liberdades fundamentais, além de promover o desenvolvimento e cooperação entre os países de todo mundo. Assim nasceu a Organização das Nações Unidas – ONU.
A ONU veio substituir a Sociedade das Nações, que tinha surgido no final da Primeira Guerra Mundial, com objectivos semelhantes.
Actualmente, a ONU conta com 192 Estados membros. Manter a paz e a segurança entre os Estados é o objectivo principal de todas as suas iniciativas. Uma prova disso foi que, em 1988, as forças de manutenção de paz das Nações Unidas ganharam o Prémio Nobel da Paz, pelo seu empenho em preservar a harmonia entre os povos.

Sem comentários:

Enviar um comentário